Irmão, utilize o navegador Google Chrome ou Firefox para melhor visualização do blog.

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Pastoral do Mês

Pastoral do Dízimo

As reflexões abaixo, foram extraídas do livro "Colhendo prosperidade, com os dízimos e as ofertas" do Padre Alberto Gambarini. 

1º Sou dizimista porque o dízimo é uma lei do Senhor
Porás à parte o dízimo de todo fruto de tuas semeaduras, de tudo o que o teu campo produzir cada ano". (Deut 14, 22)

2º Sou dizimista porque o dízimo é santo e pertence a Deus
"Todos os dízimos da terra, tomados das sementes do solo ou dos frutos das árvores, são propriedade do Senhor: é uma coisa consagrada ao Senhor. Se alguém quiser resgatar alguma coisa de seus dízimos, ajuntará uma quinta parte" (Lev 27,30-32)

3º Sou dizimista porque tudo vem das mãos de Deus
"Quem sou eu, e quem é meu povo, para que possamos fazer-vos voluntariamente estas oferendas? Tudo vem de vós e não oferecemos senão o que temos recebido de vossa mão" (I Cron 29,14)

4º Sou dizimista porque tudo pertence a Deus
"A prata e o ouro me pertencem - oráculo do Senhor dos exércitos" (Ag 2,8)

5º Sou dizimista porque o dízimo é o segredo para estar em paz com Deus
"Honra ao Senhor com teus haveres, e com as primícias de todas as tuas colheitas: então, teus celeiros se abarrotarão de trigo, e teus lagares transbordarão de vinho" (Prov 3,9-10)

6º Sou dizimista porque o dízimo torna participante da casa de Deus
"Comerás na presença do Senhor, teu Deus, no lugar que ele tiver escolhido para nele residir o seu nome, o dízimo de teu trigo, de teu vinho e de teu óleo, bem como os primogênitos de teu rebanho grande e miúdo, para que aprendas a temer o Senhor, teu Deus, para sempre" (Deut 12,23)

7º Sou dizimista porque meu salário não será pago em bolsa furada
"Semeais muito e recolheis pouco; comeis e não vos saciais; bebeis e não chegais a apagar a vossa sede; vestis, mas não vos aqueceis; e o operário guarda o seu salário em saco roto!" (Ag 1,6)

8º Sou dizimista porque é errado não entregar o dízimo
"Pode o homem enganar o seu Deus? Por que procurais enganar-me? E ainda perguntais: Em que vos temos enganado? No pagamento dos dízimos e nas ofertas. Fostes atingidos pela maldição, e vós, nação inteira, procurais enganar-me" (Mal 3,8-9)

9º Sou dizimista porque amo a obra de Deus
"E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura" (Mc 16,15)

10º Sou dizimista porque quero ser abençoado 
"... daí, e dar-se-vos-á. Colocar-vos-ão no regaço medida boa, cheia, recalcada e transbordante, porque, com a mesma medida com que medirdes, sereis medidos vós também" (Lc 6,38)

11º Sou dizimista porque Jesus ensinou sobre o valor do dízimo
"Ai de vós, escribas e fariseus hipócritas! Pagais o dízimo da hortelã, do endro e do cominho e desprezais os preceitos mais importantes da lei: a justiça, a misericórdia, a fidelidade. Eis o que era preciso praticar em primeiro lugar, sem contudo deixar o restante" (Mt 23,23)

12º Sou dizimista porque não sou avarento
"Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições" (I Tm 6,10)

13º Sou dizimista porque meu tesouro está nos céus
"Não ajunteis para vós tesouros na terra, onde a ferrugem e as traças corroem, onde os ladrões furam e roubam. Ajuntai para vós tesouros no céu, onde não os consomem nem as traças nem a ferrugem, e os ladrões não furam nem roubam. Porque onde está o teu tesouro, lá também está teu coração" (Mt 6,19-21)

14º Sou dizimista porque minha descendência não irá mendigar pão
"Fui jovem e já sou velho, mas jamais vi o justo abandonado, nem seus filhos a mendigar o pão (Sl 36,25)

15º Sou dizimista porque terei que prestar contas dos bens de Deus colocados em minhas mãos 
"Ele chamou o administrador e lhe disse: Que é que ouço dizer de ti? Presta conta da tua administração, pois já não poderás administrar meus bens" (Lc 16,2)

16º Sou dizimista porque o dízimo não acabou com a vinda de Jesus
"Nem havia entre eles nenhum necessitado, porque todos os que possuíam terras ou casas vendiam-nas, e traziam o preço do que tinham vendido e depositivam-no aos pés dos apóstolos. Repartia-se então a cada um deles conforme a sua necessidade" (Atos 1,34-35)

17º Sou dizimista porque Deus ama quem dá com alegria
"Dê cada um conforme o impulso do seu coração, sem tristeza nem constrangimento. Deus ama o que dá com alegria" (2Cor 9,7)

18º Sou dizimista porque foi Deus quem me deu a maior oferta
"Com efeito, de tal modo Deus amou o mundo, que lhe deu seu Filho único, para que todo o que nele crer não pereça, mas tenha a vida eterna" (Jô 3,16)

19º Sou dizimista porque quero ter a consciência tranqüila
"... com fidelidade e boa consciência, que alguns desprezaram e naufragaram na fé" (I Tm 1,19)

20º Sou dizimista porque sou agradecido a Deus pelas suas bênçãos
"Pedi e se vos dará. Buscai e achareis. Batei e vos será aberto. Porque todo aquele que pede, recebe. Quem busca acha. A quem bate, abrir-se-á. Quem dentre vós dará uma pedra a seu filho, se este lhe pedir pão?" (Mt 7,7-9)

21º Sou dizimista porque Deus supre a cada dia as minhas necessidades
"Em recompensa, o meu Deus há de prover magnificamente a todas as vossas necessidades, segundo a sua glória, em Jesus Cristo" (Flp 4,19)



ORAÇÃO DO DIZIMISTA
Recebei, Senhor, a minha oferta.
Ela não é uma esmola, porque não sois mendigo.
Não é apenas uma contribuição porque não precisais dela.
Não é o resto que me sobra que vos ofereço.
Esta importância, Senhor, representa a minha gratidão
e o meu reconhecimento, pois se tenho algo,
é porque Vós me destes.
Amém!

PARA AS CRIANÇAS A ORAÇÃO DO DIZIMISTA MIRIM


Papai do Céu, muito obrigado pelo dom da vida
e por todas as vossas bençãos. Somos dizimistas
mirins  e desejamos ser fieis em todos os nossos compromissos
de batizados. Ajuda-nos a crescer na fé, na esperança e no amor.
Que o nosso testemunho humilde, mas fiel, seja um sinal concreto a
iluminar nossa comunidade e toda a Igreja.
Amém!

Fonte: http://www.pastoralis.com.br/pastoralis/html/modules/newbb/viewtopic.php?topic_id=1434&forum=38&post_id=9527